segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Cores da Alegria

"Um monte de torta na mão de palhaços, no que é que isso vai dar?", pergunta o palhaço Biribinha para a platéia.
Pois isso pode dar um quadro, responderia o pintor Gian Paolo Doth, que foi festejar a alegria das cores no Anjos do Picadeiro, um encontro internacional de palhaços, realizado anualmente pelo Teatro de Anônimo.
A antiga Rua do Mercado, no centro do Rio de Janeiro, se transformou num autêntico picadeiro a céu aberto, numa tarde nublada de sábado (06/12). Quem por lá passou, recebeu de presente uma torta... na cara. Nem Gian Paolo escapou do prêmio, recebido das mãos de Biribinha, um dos palhaços retratatos na obra do pintor.
Da inusitada experiência, o artista plástico sintetiza: "que coisa boa - pintar rindo". O resultado não poderia ser outro: um quadro que explode de alegria no amarelo, um mar dourado de onde surgem, em variados planos, os fantásticos seres de nariz vermelho, dando vida e movimento ao espaço da tela. É como se várias coisas ocorressem ao mesmo tempo, e num mesmo lugar.




Gian Paolo cercado de palhaços no Anjos do Picadeiro

De uma tela em branco, Gian Paolo manejou seus pincéis para registrar a sutileza e a grandiosidade de uma arte milenar: a palhaçada, que ganhou nas ruas um espaço pleno de comunicação.
Mais uma vez, o Anjos do Picadeiro provou que lugar público é mais do que um espaço de passagem. É o lugar da arte e da vivência do aqui-agora. Seja lá no que isso vai dar.

5 comentários:

Yeda Arouche disse...

Vou deixar meus cumprimentos e minha satisfação por acompanhar mais esse evento seu. Sucessos continuados!!!

Yeda Arouche disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
senta a pua! disse...

Paolo, em atenção ao seu comentário no meu blog, recebo sua crítica e a da Mari como posições arraigadas em um padrão de comportamento, talvez seja dessa maneira que vocês tenham me visto também, mesmo preenchidos de valores que não escolhemos e que tentamos desaprende-los durante a vida e construir outros, subverte-los ou coisa do tipo, ainda assim minha tomada de posição é essa, não é falar mal, mas não sou do tipo conformista que aceita que algo "é assim e sempre existirá dessa maneira", nesse caso se eu assim achasse ainda manteria minha postura de ser aquela que não é ovelha. Se existe algo de velho nessa estória, conceitual ou não, eu não acredito em velhice!

Jean Carlos Luz disse...

Caro Gian!
Mundo pequeno, não? Acabei de visitar o blog de uma amiga [http://ojeca.blogspot.com] e vi lá o recado, quando vim ver de quem era...estava aí você! Abraços e sucessos na vida de pintor.

Lia disse...

Que máximo!!!!