terça-feira, 16 de setembro de 2008

Caos Urbano

As paisagens caóticas do cotidiano urbano estão traduzidas nas cores intensas do premiado pintor Gian Paolo Doth, que expõe sua nova coleção “Em Diálogo com as Cores” na concorrida Galeria Ambiente Dell’Arte, rua Siqueira Campos, 143, sobreloja 17, Copacabana, entre os dias 1º a 10 de outubro.

Reconhecido internacionalmente, Gian Paolo apresenta nessa Mostra cenas aparentemente banais das metrópoles, pintadas num diálogo direto entre cores e texturas. O traço do desenho torna-se secundário – um mar de cores invade a tela e sugere ambientes externos ao mesmo tempo em que revela um olhar íntimo e poético dos dias de hoje.

Os sentimentos são intuídos no entrelaçamento das cores e na forma das paisagens, de inspiração na escola italiana, movimento macchiaiolo florentino. Nesses espaços, os seres humanos aparecem muitas vezes diluídos em poucos traços, como que absorvidos pelo ambiente urbano.

O resultado é a leitura de um artista que tem como marca a luta pelo resgate dos espaços públicos. Gian Paolo é fundador no Rio de Janeiro do Movimento Ateliê Sem Portas. Conforme o nome sugere, o objetivo é pintar quadros ao ar livre. Nas palavras do pintor: “seduzir-se pela atmosfera da cidade e transformá-la em arte. Afinal, pintura é vida”.

Ao apresentar sua arte no momento em que ela é elaborada, o artista contribui para a criação de espaços democráticos de aprendizagem e resgata a dimensão humana, cultural e histórica das Artes Visuais. E para realizar a atividade, o artista convoca os seus alunos. Licenciado pelo Instituto Metodista Bennett, Gian é professor da Sociedade Brasileira de Belas Artes do Rio de Janeiro desde 1993.

A influência das cores tropicais é nítida em sua Mostra, convidando a luz a explodir na tela. Sua criatividade e originalidade renderam-lhe três prêmios de viagens internacionais, os quais lhe possibilitaram pintar em Lisboa, Cintra, Viena, Madrid, Barcelona, Cote D’Azur, Nice, Veneza, Bologna, Nápole e Roma, entre outras.

Premiações
Gian Paolo Doth tem quadros nos acervos do Museu Maria Fantinhas, Portugal, no Museu da Cidade de Petrópolis e no Ministério do Exército, entre muitos outros. Fez ilustração de bilhete da Loteria Federal, apresentou seu trabalho na XXXI Expoarte, na Exposição Itinerante das Paraolimpíadas 2007, na Academia Brasileira de Belas Artes, entre outros.

Recebeu premiações da Associação de Artistas Plásticos do Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Belas Artes, Fundação Mokiti Okada, Departamento Cultural do Salão de Artes da Vila Militar, Associação dos Artistas Plásticos do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio, Prefeitura de Maricá, Grupo de Artistas Plásticos de Nova Iguaçu, Prefeitura de Mangaratiba, Casa de Cultura de Araruama, Corpo de Fuzileiros Navais, Prefeitura de Itaguaí, Paquetá Iate Clube, Sesc Rio, Universidade Santa Úrsula, Ministério da Defesa, entre outros.

3 comentários:

Yeda Arouche disse...

É com grande satisfação que venho à esse espaço de arte para cumprimentar e abraçar Gian Paolo, artista, mestre e grande amigo. Sucessos continuados!

Yeda Arouche

Unknown disse...

Tenho uma emoção muito grande de estar aqui nesse espaço para registrar os melhores sentimentos de admiração e respeito pelo grande artista Gian.
EU ESTUDEI COM ESSE CARA!
Quanto orgulho dizer isso.

chris disse...

"Lambançaaaaaaaaaa", "joga tintaaa", "sem medooo"...esses são alguns bordões q fazem parte do nosso dia a dia.....rsrs
Abração amigo!